Sobre


O Cão é um filme universitário, dirigido por Abel Roland e Emilano Cunha. O roteiro do filme ficou a cargo de Abel Roland, que o fez baseado no conto "Um Cão" do escritor Rogério Salgado-Martins, publicado no livro Aquário.
A produção iniciou-se no primeiro semestre de 2010, quando foi escolhido o conto e criado o roteiro. A partir daí, o projeto tomou forma dentro da cadeira Laboratório de Realização IV da faculdade de cinema da PUCRS.
O filme O Cão aborda temas como a falta de comunicabilidade entre as pessoas e a solidão. Nossa cada vez maior necessidade de suprirmo-nos a nós mesmos e fecharmos os olhos para o outro. Assim fechamo-nos em um universo particular de falsas alegrias e de um individualismo atroz.
O Cão trata de situações cotidianas vividas por pessoas comuns que dividem o mesmo problema: Um latido de cão ininterrupto. A falta de iniciativa e a indiferença perante a origem da questão conduzem o filme e seu desfecho.
O filme traz a tona sentimentos agudos e verdades com as quais não queremos lidar. Sua linguagem ácida e direta busca justamente instigar a reflexão por parte do espectador e destacar uma daqueles situações-chave, que por vezes definem a vida. A crise, a tomada de atitude, a tomada de consciência, são os elementos que "O Cão" explora.